segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

INTERSSANTE

INPI identifica tecnologias para deficientes





O mais recente estudo do INPI tem um caráter social. A pedido da Secretaria Especial dos Direitos Humanos (SEDH) da Presidência da República, o Instituto está fazendo um levantamento de tecnologias patenteadas para melhorar a vida dos deficientes. Também serão identificadas invenções que já caíram em domínio público.

A idéia básica da pesquisa é divulgar amplamente as tecnologias existentes para deficientes. Com isso, é possível incentivar indústrias e organizações a produzir estas invenções – que, em muitos casos, são praticamente desconhecidas.

- Vamos pesquisar estas tecnologias na base de patentes brasileira e também na européia. Saberemos quais estão protegidas, quais caíram em domínio público e quais estão protegidas no exterior e não no Brasil. Nestes dois últimos casos, qualquer empresa pode produzir no Brasil sem necessidade de autorização – comentou a chefe da Divisão de Estudos e Programas (Diespro), Luci Mary Gonzalez Gullo, responsável pelo estudo.

O estudo deve estar concluído até o fim do ano. Mas, segundo Luci, já surgiram alguns resultados interessantes. Existem, por exemplo, sistemas para orientação de deficientes visuais em paradas de ônibus e despertadores vibratórios para pessoas com deficiências auditivas.

- Estamos encontrando tecnologias interessantes e pouco conhecidas do público em geral. Tenho certeza de que o resultado será importante para melhorar a vida dos portadores de deficiências – disse Luci.

Nenhum comentário:

Postar um comentário