segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

interssante

O que é um Feed?
Feed é um termo em Inglês, que significa “alimentar”. Um feed é o conteúdo de um site resumido num ficheiro (em formato RSS por exemplo), capaz de ser reconhecido por programas, também chamados de agregadores de feeds, que fazem a conversão desse ficheiro em texto, em formato perceptível ao leitor. A maior parte dos browsers mais recentes, já permitem também a leitura de feeds.

A maior parte dos sites e blogues dispõem de um feed, no qual os leitores se podem inscrever, para assim receber as suas actualizações, sem a necessidade de recorrer a esse mesmo site regularmente. Podemos por isso, através dos tais programas de leitura de feeds, como o Google Reader ou o Newsfire por exemplo, ter sempre disponibilizado o conteúdo actualizado de vários sites ao mesmo tempo e em tempo real. É uma forma prática de, num só local, termos todas as actualizações dos nossos sites e blogues favoritos, sem termos que recorrer a eles diariamente, para saber se colocaram ou não um novo artigo. Julgo importante referir que assim que nos inscrevemos num RSS de determinado site são normalmente apresentadas várias opções de leitores de feeds, para escolhermos aquele que usamos habitualmente.



O que é o RSS?
RSS é o formato do ficheiro que é gerado automaticamente por um site, ficheiro esse que é actualizado sempre que é criado um novo artigo. Este ficheiro RSS (do inglês Really Simple Syndication) é um formato com um padrão igual para todo o mundo, que se guia por uma linguagem XML (do inglês Extensible Markup Language) e é interpretado pelos tais leitores de feeds, que são também chamados de Leitores RSS. Pode-se então dizer que num ficheiro RSS existe linguagem XML.

Num ficheiro (ou arquivo) RSS existem algumas informações sobre o site, tais como o título do site, o título e endereço específico do novo artigo, a data de criação, o autor, entre outros. Existem ainda sites que disponibilizam os ficheiros RSS de todos os comentários dos artigos, algo também muito apreciado por alguns leitores.

A maior parte dos sites e blogues que actualizam o seu conteúdo regularmente, dispõem do famoso ícone (exemplos na imagem à direita), normalmente de cor laranja e apresentado na parte superior direita de um site, que representa o RSS ao qual nos podemos inscrever. Imagine que diariamente consulta 5 ou 6 endereços de Internet para ver as novidades noticiosas. Não seria bem mais prático poder ver toda essa informação num só local?

A título de curiosidade, o formato RSS (versão 0.9) surgiu em 1999, chamando-se na altura de formato RDF e foi criado por Dan Libby, da conhecida Netscape.

O Tecnologia do Globo dispõe de RSS dos artigos
e RSS dos comentários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário