quarta-feira, 29 de junho de 2011

louvor

LOUVOR


Louvar: elogiar, exaltar, enaltecer, glorificar, confirmar com elogio, aprovar, aplaudir, bendizer.



Heb 13:15 – Sacrifício de louvor, fruto de lábios que confessam seu nome

Expressão audível do reconhecimento das virtudes de Deus. É um estilo de vida, é uma atitude diante de Deus, dos homens, dos anjos e diante das circunstâncias.



Sal 150:6 – tudo quanto tem fôlego louve ao Senhor

Sal 149:1-9 – louvor é uma expressão corporal completa, com danças e cânticos de alegria; também é arma de guerra espiritual

Louvar após a vitória

Exo 15:1-6 – Então, entoou Moisés e os filhos de Israel este cântico ao SENHOR, e disseram: Cantarei ao SENHOR, porque triunfou gloriosamente; lançou no mar o cavalo e o seu cavaleiro. O SENHOR é a minha força e o meu cântico; ele me foi por salvação; este é o meu Deus; portanto, eu o louvarei; ele é o Deus de meu pai; por isso, o exaltarei. O SENHOR é homem de guerra; SENHOR é o seu nome. Lançou no mar os carros de Faraó e o seu exército; e os seus capitães afogaram-se no mar Vermelho. Os vagalhões os cobriram; desceram às profundezas como pedra. A tua destra, ó SENHOR, é gloriosa em poder; a tua destra, ó SENHOR, despedaça o inimigo.

Exo 15:20-21 – A profetisa Miriã, irmã de Arão, tomou um tamborim, e todas as mulheres saíram atrás dela com tamborins e com danças. E Miriã lhes respondia: Cantai ao SENHOR, porque gloriosamente triunfou e precipitou no mar o cavalo e o seu cavaleiro.

Louvar antes da vitória, em circunstância adversa

Atos 16:22-34 – Levantou-se a multidão, unida contra eles, e os pretores, rasgando-lhes as vestes, mandaram açoitá-los com varas. E, depois de lhes darem muitos açoites, os lançaram no cárcere, ordenando ao carcereiro que os guardasse com toda a segurança. Este, recebendo tal ordem, levou-os para o cárcere interior e lhes prendeu os pés no tronco. Por volta da meia-noite, Paulo e Silas oravam e cantavam louvores a Deus, e os demais companheiros de prisão escutavam. De repente, sobreveio tamanho terremoto, que sacudiu os alicerces da prisão; abriram-se todas as portas, e soltaram-se as cadeias de todos. O carcereiro despertou do sono e, vendo abertas as portas do cárcere, puxando da espada, ia suicidar-se, supondo que os presos tivessem fugido. Mas Paulo bradou em alta voz: Não te faças nenhum mal, que todos aqui estamos! Então, o carcereiro, tendo pedido uma luz, entrou precipitadamente e, trêmulo, prostrou-se diante de Paulo e Silas. Depois, trazendo-os para fora, disse: Senhores, que devo fazer para que seja salvo? Responderam-lhe: Crê no Senhor Jesus e serás salvo, tu e tua casa.

Louvor de libertação

1 Sam 16:14-16;23 – “Ora, o Espírito do Senhor retirou-se de Saul, e o atormentava um espírito maligno da parte do Senhor. Então os criados de Saul lhe disseram: Eis que agora um espírito maligno da parte de Deus te atormenta; dize, pois, Senhor nosso, a teus servos que estão na tua presença, que busquem um homem que saiba tocar harpa; e quando o espírito maligno da parte do Senhor vier sobre ti, ele tocara com a sua mão, e te sentirás melhor. Razões para louvar a Deus … E quando o espírito maligno da parte de Deus vinha sobre Saul, Davi tomava a harpa, e a tocava com a sua mão; então Saul sentia alívio, e se achava melhor, e o espírito maligno se retirava dele.”

Sal 146:1-10 – dele vem o espírito e a vida; ele é o meu auxílio; ele é o criador de todas as coisas; ele é o fiel e verdadeiro; faz justiça aos oprimidos; dá pão aos famintos; liberta os encarcerados; dá vista aos cegos; levanta os abatidos; ama os justos; etc

2 Sam 6:12-16 – Davi dançava com todas as suas forças…

MINISTÉRIO LEVÍTICO

Davi, que era um adorador e conhecia o poder da adoração, estabelece os fundamentos da ação levítica e sacerdotal para a casa do Senhor, que seria construída por seu filho Salomão. O ministério levítico é definido, de forma contínua, com os levitas cantores, porteiros e músicos, para que a glória do Senhor se manifetasse. Quando criamos um ambiente de adoração, quando agimos verdadeiramente como levitas, a glória do Senhor se manifesta.



1 Cro 16:4-6; 37-42 – Também designou alguns dos levitas por ministros perante a arca do Senhor, para celebrarem, e para agradecerem e louvarem ao Senhor Deus de Israel.. Davi, pois, deixou ali, diante da arca do pacto do Senhor, Asafe e seus irmãos, para ministrarem continuamente perante a arca, segundo a exigência de cada dia…

2 Cro 5:11-14 – ….quando os trombeteiros e os cantores estavam acordes em fazerem ouvir uma só voz, louvando ao Senhor e dando-lhe graças, e quando levantavam a voz com trombetas, e címbalos, e outros instrumentos de música, e louvavam ao Senhor, dizendo: Porque ele é bom, porque a sua benignidade dura para sempre; então se encheu duma nuvem a casa, a saber, a casa do Senhor, de modo que os sacerdotes não podiam ter-se em pé, para ministrar, por causa da nuvem; porque a glória do Senhor encheu a casa de Deus.

ADORAÇÃO

Adoração é uma função do espírito humano, portanto é mais profundo que o louvor. Revela uma rendição plena ao Senhor, um amor profundo e verdadeiro, uma capacidade de enxergar quem é o Senhor e quem nós somos; é a única forma de verdadeiramente entrar na presença de Deus e conhecê-lo, na intimidade. Aquele que adora conhece o seu Deus, e então vive as maravilhas deste relacionamento, e tem o poder de Deus à disposição.



João 4:20-24 – adorar em espírito e em verdade

Lucas 4:7 – é o que Satanás procura, pois quer usurpar o trono de Deus

Apoc 9:20 – …adorar aos demônios, e aos ídolos de ouro, de prata, de bronze, de pedra e de madeira…

Apoc 13:4 – … e adoraram o dragão, porque deu à besta a sua autoridade; e adoraram a besta…

Mat 8:2-3 – o leproso adorou Jesus e foi curado

Nenhum comentário:

Postar um comentário